quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Encontro Formativo Núcleo de Chapecó



Nos dias 18 e 19 de Maio de 2015, bolsistas, professores formadores e professores das escolas participantes do Observatório da Educação- Estratégias e ações multidisciplinares nas áreas de conhecimentos das ciências humanas, ciências da natureza e linguagens, na mesorregião do oeste catarinense: implicações na qualidade da educação básica, reuniram-se no núcleo de Chapecó para mais um dia de formação. Neste dia, ocorreu também as apresentações das propostas interdisciplinares de cada escola e reflexões a respeito deste momento tão importante na trajetória de formação dos professores.
As reflexões discutidas pautaram-se nos seguintes temas e momentos: Momento I – “Alteridade e Comunidade: Impactos na Educação Básica” com o Prof. Dr. Paulino Eidt; Momento II – “A diversidade, experiência de alteridade, conhecimento e educação” com o Prof. Dr. Clenio Lago; Momento III – “A Complexidade e a Transdisciplinaridade envolvem colaboração” com o Prof. Dr. Roque Strieder; Momento IV – “Ética e Educação: justiça, capacidades e alteridade” com o Prof. Dr. Maurício João Farinon; e Momento V – “Socialização dos projetos e experiências pelas escolas” com os profissionais das escolas participantes do projeto.
As ponderações tecidas neste encontro resgatou alguns pressupostos que são essenciais para uma comunidade, tais como a solidariedade, espírito colaborativo, interesses comuns e alteridade. Estes por sua vez, na ação educativa carregam grande significado, pois permitem aproximação e laços social horizontais que permitem revitalizar o campo educativo. Nesta direção, abrir espaço para a experiência da alteridade e reconhecimento do outro representa uma das tarefas indispensáveis da educação, porque incita olhares mais sensíveis e atentos.
Nesta acepção, um modo de vida baseado no amar, no princípio colaborativo, na confiança, no cuidado, no respeito e no prazer da convivência, permite que o outro não se perca, e para tanto, a educação escolar nesta relação vivencial pode construir novos significados que dinamizem o processo de humanização e contribui na superação de pensamentos fragmentados e compartimentados. Desta maneira, a educação como potencializadora de um olhar acolhedor, nos convida a refletir a vida, não como uma luta competitiva, mas como um processo colaborativo.
Após refletir sobre as temáticas, os professores das escolas participantes do projeto, tiveram a oportunidade de expor seus trabalhos e quais foram as iniciativas, os pontos positivos e negativos e os desafios da elaboração e execução dos projetos interdisciplinares das escolas.
Este momento gerou experiências formativas riquíssimas que possibilitou a experiência autêntica do diálogo, de conversações significativas, de reflexões pensadas em grupo. Sentimos que os professores que aliaram a sua ação pedagógica com a experiência da complexidade e da interdisciplinaridade tiveram efeitos grandiosos que permitiram ações colaborativas, criativas e transformadoras.
Em suma, momentos de formação como esses se tornam necessário para mostrar que estar envolvido e preocupado com a educação, ainda vale a pena.









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